domingo, 20 de fevereiro de 2011

Quadrados e Losangos

Gosto da camisa aos quadrados. Não uma camisa qualquer, aquela verde dos quadrados. Aquela verde-escuro, cujos traçados em linhas finas amarelas e vermelhas se assemelham a caminhos que se transformam em quadrados. Caminhos que parecem não se encontrar mas que depois se unem e dão vida a uma geometria e um padrão. Ontem vestias essa camisa. Eu conheço-a faz muitos anos. Faz-te mais novo. Gosto de vê-la fora das calças, em jeito casual, faz-te mais novo, faz-te mais perto de mim. A primeira vez que a usaste tinhas umas meias iguais, o mesmo verde-escuro e as listas bem finas amarelas e vermelhas mas essas cruzavam-se em losangos.
O quadrado associamos à racionalidade, firmeza e organização. Também nos vem à cabeça a frieza, a precisão e a perfeição. Existem as pessoas "quadradas", cuja formalidade e conservadorismo imperam. Mas olhando para o quadrado vemos uma figura que se fecha, que protege, que guarda e retém. Já um losango é o símbolo heráldico ligado ao feminino que reforça a associação às imperatrizes. Heráldico, a arte de traduzir e interpretar os brasões.
Mas na realidade o quadrado é um losango, pois os seus lados possuem as mesmas medidas e as diagonais são perpendiculares. E a masculinidade do quadrado une-se à feminilidade do losango, completando-se. 
É por isso que eu gosto dessa camisa aos quadrados e das meias aos losangos. Gosto dessas linhas que se cruzam e se fecham como 2 em 1.
Gosto dessa camisa, porque te faz mais novo, faz-te mais perto de mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário