sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Benefícios Colaterais

Benefícios colaterais. Hoje ouvi esta expressão, que me deixou pensativa.
Conhecia a expressão dos efeitos colaterais, efeitos diferentes do que os principais ou diferentes daqueles que são esperados, ou melhor, efeitos secundários mas que de certo modo complementam os primeiros. Esses efeitos não são propriamente efeitos negativos, nem indesejados, podem ser benéficos.

Hoje vou falar dos benefícios colaterais que ganhamos uns dos outros. Estes acompanham-nos a partir do momentos em que nos relacionamos. Relacionamentos fugazes, profissionais, amizade, família... há sempre algo que ganhamos para além daquilo que queremos e esperamos receber dos outros, tiramos partido da atenção de alguém, do materialismo de outrem, da confiança daqui e de uns presentes dali mesmo que esses não sejam as principais oferendas. Vimos nos outros algo que nos vai dar outro alento, que nos faz levantar o ego e que vem dar razão e certeza ao que defendemos e aquilo que somos. Para além de amarmos e daquela pessoa nos fazer feliz, há uma série de benefícios que temos só pela presença daquela pessoa ao nosso lado.

Há dias que sinto mais que sou esse benefício colateral.
E é mau? Não, mas... talvez gostasse mais de não ser só um mero efeito secundário e passar a ser o efeito principal do comprimido.

Sem comentários:

Enviar um comentário