sexta-feira, 25 de março de 2011

Os afectos que pautam a minha vida


Aqui deixo algumas palavras da jornalista Ana Mesquita numa entrevista à revista Caras desta semana. Posso não ter o atrevimento ou ousadia desta jornalista (a própria profissão obriga-a a isso), mas no que toca aos afectos revi-me completamente nas palavras dela... Para mim são o afectos que pautam a minha vida e com certeza a entrega tem de estar no mesmo patamar.


"(...) Sou uma movimentadora de pessoas, de desafios... Gosto de fazer crescer as coisas, sejam os afetos, as relações ou os projetos. Sou uma pessoa de fidelidades, de criar amigos e mantê-los. Sou seleta nas pessoas que estão na minha vida, porque é nessa seleção que se ganha.  Sou exigente e não me contento com pouco. Em cada momento temos de dar sempre o melhor, nós e os outros. Não sou uma pessoa possessiva em relação aos meus e até acho que dou imenso espaço a toda a gente, mas gosto de que os afetos estejam ao mesmo nível. Se dou, também quero receber. A entrega tem de estar no mesmo patamar.

(...) Ele teve a audácia de me conquistar. Primeiro foi ele que me conquistou, depois fui eu. A vida é como um tango, às vezes dobras tu, outras dobro eu.

(...) Somos duas pessoas que se estimulam a nível intelectual e não nos damos por garantidos. Não sendo possessiva, também não dou nada por adquirido. As relações são uma constante atenção de estímulo, de dádiva...

(...) Os bons casamentos duram quando as pessoas se entendem de cabeça. Temos de procurar bons conversadores, ao lado de quem podemos envelhecer. Bons conversadores que também saibam estar, de vez em quando, em silêncio (...)."

1 comentário: