quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Simplificar

Já dizia Leonardo da Vinci "Simplificar é a sofisticação máxima".


Hoje o presidente da minha empresa disse-me isso. Essa frase tomou de imediato um sentido muito claro na minha cabeça.
Nós, temos sempre tendência a complicar, normalmente quem não sabe complica e quem sabe também complica. E não se trata de não saber nada ou saber tudo, porque o nada e o tudo só complicam. Daí que a maior destreza enquanto bons profissionais, bons companheiros, bons amigos está na capacidade de simplificar. E a capacidade de simplificar trata-se de abolir completamente o desnecessário e dar espaço, tempo e força àquilo que é o necessário. 
Quando se tratam de simplificar sentimentos, simplificar decisões, parece-nos ser uma arte complicada. Talvez por medo, receio, por um passado mal resolvido ou de um outro por resolver, por uma história mal contada, por querermos e nos esperançarmos por tanto, por sonharmos... porém só perante determinadas circunstâncias se vê o verdadeiro artista. Todos nós podemos alcançar essa sofisticação máxima e pincelar-mos como Da Vinci. Foi um génio e um artista porque nos transmite uma sofisticação inigualável através da sua pintura que em muito assemelhamos à complicação da vida mas na realidade a verdadeira arte de quem vê está em simplificar. Por isso simplifiquemos, torna-nos mais leves. Há quem diga que é uma arte difícil, eu concordo! Mas eu não vou deixar de querer ser artista... quero simplificar.

Sem comentários:

Enviar um comentário